quarta-feira, janeiro 19, 2005

como será o impresso para trabalhar na máfia?


[Esta empresa fascina-me... é só lucros.]

Máfia tem lucros anuais de 100 mil milhões de euros
A Máfia lucra anualmente 100 mil milhões de euros com as suas diversas actividades de tráfico de drogas, armas e prostituição, e controlo de contratos públicos, revelou esta quarta-feira o delegado do ministério público italiano encarregado de lutar contra a Cosa Nostra. Segundo Pierluigi Vigna, o valor não inclui os novos sectores controlados pelas novas máfias.

Para o procurador nacional anti-máfia considera que «o próximo objectivo da criminalidade organizada será intervir nas regras de mercado – controlando as marcas de produtos vendidas em certas zonas. E se a economia real acaba nas mãos dos criminosos, está claro que não existe caminho para a democracia», alerta.
No sul da Itália, a Máfia controla já a distribuição de produtos. É o caso da Parmalat, que «concedeu a sua marca a uma empresa da Camorra porque era a única forma de garanti o controlo da distribuição na zona». O mesmo acontece com a distribuição de água e mesmo de pão em algumas zonas.
Ao mesmo tempo, esta quarta-feira, o diário italiano La Republicca publicava ema reportagem de investigação que provava que centenas de milhares de lojas e negócios pagavam à Máfia por protecção. Documentos obtidos pelo jornal junto a um dos elementos ligados à extorsão indicavam que na Sicília, quase todos os comerciantes pagam à Máfia.
in DD

Sem comentários: