terça-feira, janeiro 11, 2005

Worten e os boatos


[Será possível? Malandros! A vender o CD abaixo do preço de custo... isto é pura publicidade que fazem à Worten. Quando qualquer consumidor vê esta notícia pensa que é lá que deve comprar os seus cd´s. Isto está incluido nos chamados boatos muito úteis.
Esses são boatos que na publicidade ou na política, que não são muito diferentes (a publicidade apenas é mais descontraída), podem ser publicidade fantástica, daí, muitas vezes, serem colocados na praça pública (seja lá o que isso fôr) pelos próprios visados - que podem beneficiar de diversos modos desse boato.
O exemplo mais flagrante são os benefícios directos, quando o boato traz logo consequências de uma imagem forte e positiva junto da pessoa (como é aqui o caso da Worten). O segundo exemplo pode ser o da política, quando os politiqueiros lançam boatos sobre determinada medida para ver como os média e sociedade em geral reage, se for uma má reacção, era só um boato falso, se for uma boa reacção, era um boato verdadeiro.
No caso aqui da Worten, apesar desta notícia - que é relativa apenas a um album -, vamos à FNAC e encontramos, na generalidade, produtos bem mais baratos.]

Worten multada por vender CD abaixo do preço de custo
A cadeia de lojas Worten foi multada, no final de 2004, por violação das leis da concorrência na venda de discos. A multa foi aplicada pelo facto da Worten ter vendido o CD Tribalistas abaixo do preço de custo.
De acordo com a edição desta terça-feira do Blitz, a multa, no valor de 2.494 euros, foi paga à Autoridade da Concorrência (AC), depois deste organismo ter recebido uma queixa da Associação Portuguesa de Lojistas de Audiovisual (APLA).
As 14 lojas de todo o País que apresentaram a queixa denunciavam em Outubro de 2003 que a Worten vendeu ao público, o álbum de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte a 12,96 euros enquanto a EMI lhes cobrava 13,47 euros por cada exemplar do mesmo disco.
Ainda segundo o jornal, o valor da multa paga pela Worten terá sido o mais baixo permitido por lei, já que o pagamento foi voluntário.» [Pois, pagamento voluntário, até devem ter pedido à APLA para informar o Blitz de toda a situação..., publicidade desta só ajuda.]

Sem comentários: