sexta-feira, junho 24, 2005

orgulho na vaca

Alguém, recentemente, me chamou a tenção para a importância da vaca.

Sabiam que a vaca foi mais importante para o ser humano do que o fogo ou a roda? Pois é. A senhora grande e de quatro patas permitiu ao homem antigo passar do nomadismo para o sedentarismo. Antes viajava sempre, depois de conhecer a bela vaca, fixou-se formando comunidades sedentárias. Tudo graças ao leite, pele, carne e derivados que a vaca oferecia.

Image hosted by Photobucket.com

Em Praga (República Checa), está a decorrer nas ruas uma exposição cria tiva e caricata intitulada: Até os Super-Heróis têm maus dias.
Foto: EPA

razões da vida



Porque é que os miúdos gostam de aparecer em fotos de peito bem inchado?
Ora aí está um dilema da humanidade que merece algum tempo de reflexão. Não são todos os miúdos. Normalmente entre a faixa dos 6 anos aos 10, muitos são os rapazes que gostam de ir aparecer na foto de familia com o peito bem cheio, como se tivessem uma caixa toráxica com uns implantes mamários, ou coisa que o valha. As raparigas, frágeis ou rebeldes, não têm tanta tendência. Mas os rapazes estão a atravessar aquele momento das suas vidas em que têm de sobressair, seja de que forma for.
"Vão tirar fotos? Vamos já para lá, toca a respirar fundo e... aguentar... aguentar... aguentar o ar para que possamos parecer grandes e fortes."

Como diz uma música recente, Bin there, done that. Pois é, qualquer rapaz que se preze, ou nem por isso, já passou por uma cena destas e o mais comum é ser em casamentos. Em todas as fotos familiares, em casamentos, baptizados ou aniversários eu apareço que nem um pavão inchado, destaco-me logo pela fase vermelha (suspirar o ar é tramado), e pelo peitoral inflamado.
Mas tudo isto tem uma explicação sociológica e até semiótica. Reparem, Saussure dizia: "Ser um pavão todos os dias, dá saúde e previne alergias". Esta frase servia para encorajar os jovens a exibirem com frequência a sua pujança peitoral. Mas a justificação da semiótica saussurreana vai mais longe e explica esta tarefa com mestria. Aos 7/8 anos o desejo do jovem macho em se afirmar é de tal forma intenso que este é apenas um dos meios para o que Saussure, mas suas palavras imortais, chamava de "pavoneamento".

Resumindo e despindo, Saussure era um tarado por criancinhas e gostava de lhes ver o peito com frequência. Uma espécie de Michael Jackson, mas mais pedófilo.

terça-feira, junho 21, 2005

tourada sem sangue

Image hosted by Photobucket.com

Acrobacias arrojadas e cria tivas.

utilitários cria tivos

Image hosted by Photobucket.com

As bolas de ténis, em Wimbledon, onde já se joga mais um Grand Slam de ténis, não servem apenas para as raquetes dos tenistas. Este adorável ratinho encontrou uma casa numa destas bolas. Um sentido utilitário e cria tivo.
Engraçado como poderemos tirar tantas lições dos animais. Supostamente somos animais racionais. Aqueles que pensam. Como seres pensantes somos complicados e temos por hábito encontrar dificuldades inexistentes e não ver a utilidade naquilo que é mais óbvio. Seres supostamente irracionais são um bom guia.

Aqui fica a sugestão para o próximo livro, Verão/Outuno 2005:
Guia dos Seres Irracionais
que poderia ficar com produção de empresa portuguesa Creative Minds Mentes Cria tivas e a distribuição a quem desse mais bolas de ténis gigantes, claro está.

domingo, junho 12, 2005

insólitos


Pais multados por bebé incontinente
Índia. Um templo indiano multou os pais de um bebé de seis meses, pelo facto da criança ter urinado sobre a sua mãe, enquanto esta estava a rezar. O governo de Nova Deli considerou a elevada multa injusta, visto ter sido a mãe a vítima da urina do bebé e ordenou a devolução do dinheiro. Após o incidente, os anciãos do templo fizeram cerimónias especiais para “limpar” o local considerado sagrado.


Nuas pela chuva
Nepal. Mais de 100 mulheres dançam nuas numa pequena vila nas montanhas remotas do Nepal, tudo na esperança que os deuses ficam satisfeitos e enviem a preciosa chuva para a localidade. Numa região que está dependente das colheitas e da chuva que as alimenta todos os esforços ajudam. As mulheres reúnem-se na escola local, enchem a cara de pó negro e dançam nuas para o deus Hindu, Mahadev, conceder chuva.

Anões vs. touros
México. A peculiaridade numa tourada que se disputa numa pequena e poeirenta cidade no interior do México é que tanto touro como toureiro estão ao mesmo nível dos olhos, perto de um metro e vinte. As “Touradas de Anões” pretendem manter uma tradição mexicana em que os protagonistas das touradas são anões. A população delira com a técnica e talento para a comédia que os pequenos toureiros têm e enche as arenas.

sexta-feira, junho 10, 2005

preservativos e murros, combinação cria tiva

Image hosted by Photobucket.com

Um vestido original feito de preservativos! Uhmmm. Então é para isto que eles servem... bem me parecia que tinha sido enganado.

----------------------

Image hosted by Photobucket.com
Este é um pugilista russo que perdeu em Sydney uma oportunidade de ser campeão mundial. Aquela é a mãe dele... como será ter um filho pugilista, que acabou de ser esmurrado até cair redondo no chão, por suposto gosto de desporto? Uhmmm....
Ávidas mentes, que percebam...

isto é... demais

Em busca de Elvis e de um Padre
O formato reality show parece não esgotar, com novos sub-formatos a emergirem. Agora, o desafio é procurar o melhor imitador de Elvis Presley, que receberá uma bolsa de estudo e um contrato de gravação no valor de cerca de 3 mil euros . O museu do cantor em Las Vegas quer encontrar um candidato à altura do «Rei» e a busca vai acontecer um pouco por todo o mundo, já que algumas eliminatórias serão disputadas em Nova Iorque, Londres, Madrid, Sidney, Munique, Pequim, Moscovo, Tóquio e Cidade do México. A «caça ao talento» será filmada numa série de 16 episódios, desconhecendo-se ainda em que estação será emitida. Para já, apenas se sabe que o piloto será gravado e produzido pela Dice Films de Toluca Lake.
Entretanto, a Vision TV, o canal cabo canadiano multi-religioso, está a preparar um reality show que pretende encontrar o melhor e mais carismático padre. O formato do programa é semelhante ao Ídolos, sendo que os principais requisitos dos candidatos são a capacidade oratória, talento musical e gosto pela aventura. Os candidatos serão procurados por toda a América do Norte.
in Meios e Pub

quinta-feira, junho 02, 2005

o peixe é cria tivo, o homem não



Mania das grandezas. In a photo from Tim Pruitt and provided by the Illinois Department of Natural Resources, Tim Pruitt, of Alton, Ill., holds a 124-pound blue catfish early Sunday morning, May 22, 2005, that he hooked late Saturday on the Mississippi River near Alton. The fish is 58 inches long and 44 inches around. It took Pruitt more than a half-hour to drag the fish into his boat. It is the largest of its kind in state history, and is expected to be certified a world record by the International Game Fish Association. The fish has been kept alive and will be on display in a tank at the Cabela's Outfitter store in Kansas City, Kan., according to the Illinois Department of Natural Resources. (AP Photo/Handout photo provided by the Illinois Department of Natural Resources)